
A transformação digital está remodelando profundamente a logística no Brasil, com a gestão de fretes sendo um dos setores mais impactados. Isso porque há uma crescente demanda por entregas mais rápidas, eficientes e transparentes, impulsionada pelo e-commerce e pelas expectativas cada vez mais altas dos consumidores e também pelas empresas. O ponto é: há tecnologia disponível e, portanto, não há justificativa para que alguns problemas ocorram.
Sofrer com atrasos constantes de entregas por parte de fornecedores, por exemplo, é algo facilmente contornável com uso de tecnologia para rastrear e monitorar o trabalho dos fornecedores. Então, a sua empresa precisa, mais do que nunca, entender que a transformação digital não é uma opção mais, mas, sim, uma obrigação.
Principais transformações na gestão de fretes
Cotação de fornecedores
Sofrer com a cotação de fornecedores já não é mais uma realidade para empresas que contam com tecnologia. Isso porque não é mais necessário fazer esse trabalho de forma manual, com planilhas e cadernos, por exemplo. Você precisa apenas parametrizar a ferramenta, dizendo para ela quais critérios considera mais importantes.
Um sistema TMS parametriza os cálculos e simula os melhores fretes, considerando as opções de fornecedores e uma série de critérios estabelecidos pela empresa. Dessa forma, ele processa os dados e mostra qual é a transportadora ideal para o serviço, sempre considerando o menor preço diante da qualidade.
O sistema utiliza como base informações da carga, como peso, dimensões, origem e destino, realizando cálculos em tempo real para determinar o custo do frete. Isso agiliza o processo de cotação, pois não é necessário realizar cálculos manuais.
Controle mais eficiente dos custos
No fim do dia, a sua empresa está realmente pagando o valor correto no frete? Você costuma fazer essa pergunta? Pois deveria. Ela é essencial para a sustentabilidade do seu negócio, olhando para margem, por exemplo.
Mas, também, os preços de frete afetam diretamente o custo final dos produtos. Ao otimizar esses custos, as empresas podem oferecer preços mais competitivos, atraindo mais clientes.
Além disso, construir relações saudáveis com transportadoras é essencial. Negociar termos justos e transparentes beneficia ambas as partes a longo prazo. Empresas que abordam esses custos de forma proativa têm uma vantagem competitiva, atendem melhor seus clientes e garantem uma base sólida para o crescimento sustentável.
Como fazer isso com tecnologia? Ao automatizar processos e otimizar rotas, o TMS contribui para a redução de custos operacionais, minimizando desperdícios e aumentando a eficiência financeira.
Evitar atrasos nas entregas
Como mencionamos anteriormente, os atrasos nas entregas representam um grande problema, mas podem ser resolvidos com tecnologia.
O sistema fornece ferramentas de monitoramento e análise para avaliar o desempenho da cadeia de suprimentos. Isso permite identificar áreas de melhoria, antecipar problemas e tomar decisões estratégicas com base em dados concretos.
O monitoramento em tempo real oferece visibilidade total sobre a localização e o status das mercadorias, possibilitando uma resposta imediata a eventos inesperados.
Benefícios da transformação digital na gestão de fretes
Redução de custos: Otimização de rotas, gestão eficiente da frota e automatização de processos contribuem para diminuir os custos operacionais.
Aumento da eficiência: O rastreamento em tempo real, a otimização de rotas e a automatização de tarefas levam a uma maior eficiência nas operações logísticas.
Melhoria da experiência do cliente: A transparência, a agilidade e a precisão nas entregas contribuem para aumentar a satisfação dos clientes.
Maior competitividade: As empresas que adotam soluções digitais se tornam mais competitivas, capazes de oferecer serviços de maior qualidade e com preços mais atrativos.
História de sucesso
Exemplo disso é o Grupo Colisão, que obteve uma redução de custos de frete de 32% quando implantou o RED Frete, da Red Sistemas.
Além de uma redução de custos expressiva, o RED Frete atua na eleição do Frete entre as quase 20 transportadoras que o Grupo Colisão utiliza. Com o uso da ferramenta da RED Sistemas, o valor do frete é integrado ao ERP do cliente, fornecendo os dados necessários para a eficiente gestão do transporte.
Quer saber como ter esses resultados? Vamos agendar uma conversa!