5 Dicas para uma Gestão Eficaz dos seus fretes e da sua logística (Parte 2)

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5 Dicas para uma Gestão Eficaz dos seus fretes e da sua logística (Parte 2)

As próximas dicas são relacionadas ao lado humano das organizações, onde é preciso olhar as pessoas e os processos que elas desenvolvem para gerar alinhamento e promover a eficácia.

# 3 – Valorize as relações

Independente da automação que implemente no seu depósito ou no seu transporte, sempre terá seres humanos executando alguma atividade, e isso pode ser muito bom para o seu negócio, por outro lado te expõe a uma série de riscos se não souber gerenciar bem essas pessoas, com isso colocamos aqui 4 pontos que são fundamentais para que consiga extrair das pessoas o melhor delas.

  • Prepare seu time: Capacitação é a chave para reduzir os erros do processo, além disso pode ser uma grande oportunidade de ouvir as pessoas e desenvolver melhoria, gaste tempo preparando o seu time para ser mais eficaz e mais eficiente.

 

  • Mantenha a equipe motivada: Embora a motivação das pessoas dependa muito mais delas do que da empresa, um ambiente adequado gera grande influência para o engajamento e motivação das pessoas, sendo assim, valorize as pessoas, comunique as ações e os resultados e coloque as pessoas como centro do processo.

 

  • Promova feedback frequente: Valorize as pessoas falando sobre seus resultados positivos, e ajuste sempre os pontos que precisam ser desenvolvidos, alinhem um plano de melhoria e monitore junto com as pessoas a sua evolução. Além disse, procure feedback, alinhe a sua forma de trabalhar com as pessoas para que o time se torne mais produtivo.

 

  • Administre Corretamente Conflitos: Enquanto houver pessoas desenvolvendo atividades, sempre haverá a possibilidade de ocorrer conflitos, busque sempre unir a equipe por um objetivo profissional único, tente expor o papel de cada um no processo como um todo, e resolva os conflitos entre pessoas sendo direto e transparente, porém sem perder a gentileza e sutileza necessária nas relações.

 

Um time preparado, devidamente alinhado e engajado reduz muito a probabilidade de erro e potencializa os processos garantindo melhor atendimento ao cliente.

Muito possivelmente, em alguma vez você já se deparou com uma experiência extraordinária em decorrência processo perfeito, com prazos muito melhores que o esperado e com um atendimento pessoal único. As pessoas também fazem parte da marca de uma empresa.

#4 – Observe constantemente onde o dinheiro está sendo perdido:

Avalie constantemente seus processos, sempre há um ponto que pode ser melhorado, e faça isso de forma sistemática, sempre será possível fazer mais e melhor.

Tanto no gerenciamento dos depósitos quanto no gerenciamento dos transporte é possível identificar uma série de atividade que agregam pouco valor ao seu serviço. Com a observação poderá identificar desperdícios como:

  • Processo mal executado: Um produto colocado na caixa errada, um material estocado no lugar errado ou despachado com a transportadora errada, entregue para o cliente errado, enfim são inúmeras as falhas que geram reprocesso dentro da área logística e o custo disso é imenso.

 

  • Superprodução, ou excesso de capacidade: O estoque é muito maior que a demanda e fica ocupando espaço nos depósitos ou então a sua frota ou a frota da sua transportadora é muito maior que a demanda, ociosidade de equipamento ou de mercadoria é um desperdício dos mais impactantes para os negócios, afeta diretamente o caixa da empresa;

 

  • Espera: Esse é um desperdício as vezes imperceptível, porém quando uma pessoa está esperando, normalmente parada, uma máquina que quebrou, um processo que atrasou, uma mercadoria que ainda não chegou, ou então o veículo da transportadora que está atrasado. Esse tempo parado sempre é desperdício de recursos.

 

  • Transporte Excessivo: Quando o funcionário precisa andar muito dentro de um depósito, sem um roteiro bem definido para cumprir o picking dos produtos, ou então quando o roteiro dos veículos de transporte não é otimizado, é gerado um prejuízo muito grande para as empresas, pois poderiam aproveitar melhor os recursos sendo mais efetivos.

 

  • Desorganização: Dificuldade de encontrar as mercadorias, falta de equipamentos de movimentação na área, mercadorias espalhadas em controle, dificuldade de encontrar documentos referente aos processos são perdas, muitas vezes fatais, para empresas desorganizadas.

 

Existem uma série de oportunidades a serem exploradas quando um gestor competente, consegue observar os desperdícios dentro da sua área, gerando planos de melhorias e tornando as operações mais eficientes. Comece com os problemas mais evidentes, discuta com os times melhorias que poderiam evitar esses desperdícios, implemente as melhorias e monitore.

 

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