5 Dicas para uma Gestão Eficaz dos seus fretes e da sua logística (Parte 3)

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5 Dicas para uma Gestão Eficaz dos seus fretes e da sua logística (Parte 3)

 

A quinta dica fala sobre melhoria incremental, enquanto alguns querem inventar a roda, outros se diferenciam melhorando constantemente suas operações

# 5 – Monitore e Melhore Constantemente:

Essa dica não abrange somente a gestão da área logística, porém as empresas de maneira geral.

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia.” Deming

Sendo assim, é fundamental que defina corretamente os indicadores que podem levar a sua empresa a gerar mais resultado, mensurar corretamente esses indicadores e definir metas com base em oportunidades de melhorias, fará com que você tenha sucesso no seu negócio.

Dicas importantes para uma boa gestão de indicadores:

 

  • Identifique alguns, porém poucos, indicadores que sejam estratégicos para a sua empresa, entre 4 e 5, definirá muito bem o que seus colaboradores precisar buscar;

 

  • Desdobre os indicadores estratégicos, em indicadores dentro das áreas que tenham uma relação de causa efeito, de tal forma que ao melhorar os indicadores da sua área, você estará atendendo os indicadores estratégicos.

 

  • Avalie o tamanho da oportunidade, qual o melhor resultado que você já obteve no ano? Qual o resultado que o teu concorrente benchmarking está obtendo? Qual o seu melhor vendedor? Qual o seu melhor operador? Onde você acredita que acredita que é a excelência da sua área?

 

  • Defina meta, mas defina com critério, a sua meta precisa ser específica (clara para todos), mensurável, atingível, relevante e com período para ser cumprida. Para ser relevante ela tem que ter causa e efeito relevante com os indicadores estratégicos, e para ser atingível ela precisa estar entre o que você acredita que é máximo que a sua área pode chegar e o que você está agora, porém levando em consideração do tempo que você quer atingir.

 

  • Monitore periodicamente o indicador, se a meta só será atingida depois de um período muito longo, defina marcos com períodos mais curtos, para garantir que está no caminho certo;

 

  • Defina ações para chegar na meta e avalie quão representativo é cada melhoria em relação ao objetivo, foque naqueles atividades que geram mais resultado, avalie as ações em cada ciclo, e avalie se estão gerando os impactos necessários;

 

  • Ajuste a trajetória periodicamente rumo a meta, se uma ação não está surtindo o efeito desejado, avalie se está fazendo certo, ou se existe outras variáveis, atue nas ações que estão mais ao seu controle e que gerem mais impacto;

 

  • Defina prazos para tudo, cada ação deve ter seu prazo, não deixe para fazer um dia antes do prazo, se fizer isso o resultado por demorar mais do que você espera.

 

  • Comemore cada vitória, as vezes comemorar antes do resultado final pode ser arriscado, porém é um risco que pode valer a pena, comemorar cada vitória engaja o time para a próxima vitória, e se ela não vier, procure lições a serem aprendidas, bate a poeira e segue para a próxima batalha, seja resiliente;

 

  • Quando houver muitas dúvidas e/ou o risco for muito grande, teste primeiro, faça em pequena escala e vai aumentando a medida que as coisas vão dando certo, é muito melhor errar pequeno do que errar grande, porém é fundamental que se mantenha tentando.

Conclusão:

O bom gerenciamento de uma área de logística passa muito pela organização e modernização da área. Definir um bom plano de operação, saber exatamente como as coisas funcionam, o que pode dar errado e o que fazer quando dá errado são os primeiros passos para gerar eficiência da sua área logística.

Ter processos automatizados e pessoas capacitadas engajadas te ajudarão a ter mais assertividade, o erro nessa área pode ser fatal, o custo elevado e o atendimento mal feito pode ser muito impactante para sua empresa a tal ponto de afetar os resultados no curto e no longo prazo.

Melhore sempre, embora seja ingrato as vezes só procurar os problemas, são nos problemas que se encontram grande parte das oportunidades, por isso, é muito importante sair da sua mesa e ficar observando seu time e avaliando onde está perdendo tempo e dinheiro.

Desenvolver projetos de melhorias e monitorar indicadores de desempenho constantemente te trará um diferencial competitivo muito relevante, observe as oportunidades, trace metas, implemente ações de melhoria, comemore vitórias e aprenda com as derrotas constantemente, comece pequeno pensando grande.

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