Gestão de Indicadores – Foco na melhoria dos negócios

top feature image

Gestão de Indicadores – Foco na melhoria dos negócios

Importância dos indicadores corretos e com conhecimento aplicado

 

Nunca o gerenciamento eficaz e eficiente de uma empresa foi tão importante como nos dias de hoje. Redução de custos fixos e variáveis, aumento de receitas, aumento de marketshare, aumento da margem bruta, fluxo de caixa positivo, sempre foram metas almejadas por qualquer empresa, as empresas mais competentes, monitoravam seus indicadores, avaliavam oportunidades, investiam em melhorias, cresciam e se destacavam, enquanto as demais, acomodadas por cenário com menos oferta do que demanda, se sustentavam com resultados medianos. Nos últimos anos, com o acirramento da concorrência em todos os setores, a gestão focada em resultado se tornou fundamental não somente para o crescimento das empresas, porém para a sobrevivência delas.

 

Em um mercado muito mais maduro, onde a oferta é abundante, dando ao cliente alternativas para o uso e consumo de produtos e serviços, onde a excelência não é mais um diferencial e sim uma necessidade, o pensamento de Deming se tornou muito mais contemporâneo: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia.

 

Nessa visão de resultado, e importante que as métricas de desempenho de uma empresa devem sejam bem definidas, e estejam fundamentadas pelo conhecimento daquilo que se está medindo, para que as ações desenvolvidas possam gerar melhorias relevantes naquilo que é estratégico para a sua área, e hoje é possível observar algumas situações que acabam reduzindo os créditos da gestão por indicadores de desempenho:

 

Escolha errada dos indicadores – Existem inúmeros indicadores que podem ser implementados, a literatura é imensa, e os especialistas muitas vezes divergem entre si em cada área de atuação, assim é importante uma análise criteriosa de quem gerencia o processo, o fundamental é que ele esteja alinhado com a sua estratégia, que as metas sejam desdobradas a partir de objetivo coorporativo, a partir desse direcionamento se define onde agir, o que medir e qual o objetivo a ser alcançado, sem esse alinhamento, o indicador não traz resultados relevantes e não incentiva ações que melhorem indicadores estratégicos, uma ação isolada será muito mais um recurso gasto desnecessariamente, por mais boa vontade que exista, do que um ação que faça diferença da empresa.

 

Definir metas sem conhecimento – Mesmo que o indicador e meta seja fruto do desdobrado da estratégia da empresa, é necessário conhecimento para entender como se comporta tal indicador, e como o objetivo será atingido, de tal forma que ele represente corretamente uma relação de causa-efeito com o indicador estratégico, será necessário conhecimento para definir ações assertivas para melhorar a performance de tal indicador e por consequência melhorar o resultado da empresa, as ações que não contemplam variáveis importante do indicador, muitas vezes por falta de analise ou de conhecimento, podem não dar resultado e frustrar quem os gerencia.

 

Para garantir que seus indicadores são relevantes e estão servindo de base para boas ações, análise o histórico do indicador, avalie se as ações melhoraram significativamente o que estava medindo, e avalie se esse indicador tenha uma relação de causa-efeito com o resultado da empresa. Se ainda não tem indicadores e metas desdobradas, avalie as expectativas estratégicas da sua empresa, avalie como a sua área impacta esses indicadores, busque conhecimento, defina as métricas e as metas, avalie onde estão os maiores potenciais de melhoria do indicador, desenvolva planos e ações e o mais importante, execute, não existe gestão sem indicadores, assim como não são necessários indicadores sem ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Post navigation