Conhecimento aplicado a gestão dos transportes

top feature image

Conhecimento aplicado a gestão dos transportes

A importância do conhecimento na gestão da sua logística

O conhecimento é algo extremamente amplo, as empresas normalmente dominam boa parte do conhecimento do seu core business, aplicam mais recursos e se aprimoram com mais facilidade, buscam através de pesquisa e desenvolvimento, benchmarking, contratação de especialistas, oportunidades que melhoram o seu produto ou processo.

Por outro lado, quando uma determinada atividade é considerada menos relevante para o seu negócio, pois mesmo que ela tenha impacto no resultado, ela não faz parte do seu core business, os recursos são mais escassos, normalmente o conhecimento vem de parcerias, seja ela a terceirização da atividade, com empresas que dominam o processo, ou através de consultorias pontuais que atuam em dores mais latentes.

As empresas que observam sistemicamente essa divisão, se a atividade é ou não seu core business, e investem, mesmo com limitações no que não é core, costumam ter diferenciais competitivos em relação ao mercado, pois alguns processos não considerados chaves para o seu negócio podem ter relação direta na experiência do cliente, a logística é uma dessas áreas.

Quando o conhecimento é bem aplicado na área da logística os ganhos são relevantes, algumas empresas mais verticais, ainda utilizam de frota própria para fazer a sua distribuição, muitas vezes a terceirização deixa de ser interessante por ser uma atividade muito específica, ou por que os custos de terceirização são muito altos, porém a terceirização da distribuição predomina entre as empresas.

Porém a terceirização dessa atividade não é garantia de eficiência, como se trata de um mercado muito grande, onde as relações de oferta e demanda são variáveis, onde embora a oferta de transportadoras e autônomos seja enorme, a demanda, muitas vezes é sazonal e regionalizada, e acaba superando a oferta, assim a contratação do frete se torna transação de ocasião, onde é contratado aquele que tem o melhor preço para aquele momento.

Porém a falta de conhecimento em logística, seja empresa verticalizada ou horizontalizada, pode acarretar problemas significativos, baixa previsibilidade no custo do frete, problemas de atrasos no despacho, no recebimento, avarias diversas nos produtos, problemas no atendimento. Hoje em dia até uma entrega feita por um entregador mal-educado ou despreparado tem trazido impactos significativos nas vendas do produto.

É preciso de conhecimento, trazido por pessoas experientes e com visão de negócio, quando a terceirização for viável, é preciso garantir que prestador de serviço tenha capacidade, processos e tecnologia utilizadas para garantir a máxima eficiência e a excelência no atendimento, garantindo a sua empresa o menor impacto nos custos, com o benefício adequado de mercado, agora se é verticalizada, existem excelentes técnicas e tecnologias que possam ajudar a reduzir os custos e melhorar o atendimento.

Olhe para a logística como uma oportunidade para se diferenciar dos seus concorrentes, invista assertivamente em tecnologia e conhecimento para se destacar em um mercado que os detalhes podem se tornar o fim ou o futuro da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *