Tecnologia aplicada a gestão dos transportes

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Tecnologia aplicada a gestão dos transportes

A tecnologia chegando para melhorar a performance da área logística

 

O surgimento das startups e das empresas de tecnologia tem surpreendido com muita criatividade e competência, e as dores das empresas, especialmente em relação a gestão e produtividade, gerou um nicho de mercado muito grande, cada dia mais são criadas ferramentas que ajudam as empresas e seus gestores suportar os negócios

Na área de logística não é diferente, sejam as empresas que contratam os fretes, ou as transportadoras, ferramentas surgem, ajudam os negócios a evoluir e se tornarem mais rentáveis, buscando mercado, melhorando os seus processos, trazendo excelência no atendimento e ofertando um preço competitivo.

Hoje, as soluções oferecidas pelo mercado estão mais relacionadas a eficiência do processo de transporte, seja na logística interna das empresas ou da eficiência das transportadores, porém poucas soluções são desenvolvidas para melhorar o relacionamento entre as empresas que contratam e que oferecem o serviço, há sempre um conflito entre preço e qualidade do serviço, onde o cliente sempre quer mais por menos, e cabe a transportadoras delimitar o que ela é capaz de fazer em termos de preços e entrega, e deixar na mão do cliente a escolha.

Quanto mais opções o cliente tem, seja a quantidade de transportadoras aptas a prestar o serviço, ou a metodologia para a cobrança (peso, por cubagem, por carga fechada, por quilometragem), maior serão as possibilidades de uma negociação ser bem-sucedida, onde ambos os lados serão atendidos.

Embora pareça ser uma decisão fácil de se tomar, isso demanda muito esforço, pois fazer uma concorrência a cada novo frete é inviável, ainda mais quando o volume é alto, por isso muitas vezes as empresas aceleram o processo com contratos de exclusividade, ou com preço fixados em tabelas, cada qual com a sua metodologia de custeio, por vezes não fazem concorrência, utilizam a transportadora de sempre, algumas restringem a 2 ou 3 transportadoras, e mantem os seus custos, independente se altos ou baixos, previsíveis com atendimento tradicional.

Porém algumas tecnologias já surgem para acelerar esse processo decisório e tornar as concorrências vantajosas para os clientes, é possível através de inteligências desenvolvidas, simular o mesmo frete com diversos fornecedores, utilizando maneiras diferentes de cálculos e obtendo o melhor custos-benefícios para cada caso de frete, além disso é possível monitorar e controlar todo o processo, integrando desde a emissão na nota fiscal eletrônica, o carregamento, o trajeto, a entrega e o atendimento, de forma segura, com um preço justo e no prazo ideal.

Essas tecnologias surgem para dar suporte as empresas que precisam focar seus esforços na melhora do desempenho dos seus processos e produtos, essa atenção no que é central para o negócio sempre será fundamental para gerar diferencial competitivo, porém atendem as áreas de logística garantindo eficiência desse processo, esses softwares permitem um gerenciamento eficaz, influência de maneira positiva a relação entre transportadora e cliente, pois trata a relação de maneira profissional e justa, pois garante uma venda sem fraude ou desleal, exige das transportadoras um grau de excelência maior, evitando exposições desnecessárias, ou na pior das hipóteses, da fundamentos para uma ação mais direcionada na melhoria do serviço prestado ao cliente, seja apontando as falhas para os transportadores ou em casos mais severos, eliminando empresas com baixo nível de excelência do pool de fornecedores.

Gestores de logística antenados, estão olhando para essas tecnologias e apostando forte nelas como um diferencial para a suas áreas, estão mostrando resultado surpreendentes em custo e atendimento, automatizando o que é possível, melhoram resultado da sua área e por consequência da sua empresa, é uma maneira simples, e com excelente custo benefício para ter excelência na distribuição dos seus produtos.

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